quinta-feira, 2 de março de 2017

NÓ VAN WIJK

ASPECTO DO NÓ VAN WIJK



Explicação sobre como fazer o Nó Van Wijk

Sobre o Nó Van Wijk
O nó Van Wijk é bem alto e cilíndrico. Ele foi inventado pela designer Lisa van Wijk. Trata-se de uma tentativa de fazer um nó mais alongado. O Nó Van Wijk é um aumento do Nó Príncipe Albert, adicionando mais uma volta da parte larga da gravata. Quando feito corretamente, este nó longo e delgado cria um efeito helicoidal muito belo e característico. Apesar da tentativa de criar um nó extremamente alto, ele ainda não é nenhuma excentricidade, podendo ser usado preferencialmente com uma gravata mais espessa.

Características do Nó Van Wijk

⇔ Tamanho lateral médio com três voltas;
⇕ Tamanho vertical de 50% a duplo dependendo do quão espaçadas estão as três voltas;
↓ Parte estreita não alcança o passador, sendo recomendável deixar o menor possível, desde que a ponta da parte larga da gravata não fique abaixo do cinto;
⇓ Parte larga posicionada na altura da fivela do cinto;
↝ Complexidade moderada;
⤾ A parte ativa na elaboração do nó será a parte larga;
⍏ Não há nenhum tipo de risco envolvido;
➤ A idéia do nó é deixar bem visível as três voltas, então uma gravata mais espessa pode dar um caimento melhor ao nó;

PASSO A PASSO DE COMO FAZER O NÓ VAN WIJK


Explicação por escrito de como fazer o Nó Van Wijk

1. Inicie o nó colocando a gravata sobre os ombros, deixando a parte estreita da gravata bem pequena;
2. Parte larga da gravata pela frente da parte estreita.
3. Passe a parte larga por trás da parte estreita;
4. Passe a parte larga da gravata pela frente da parte estreita pela segunda vez;
5. Passe a parte larga da gravata por trás da parte estreita pela segunda vez;
6. Passe a parte larga da gravata pela frente da parte estreita pela terceira vez;
7. Passe a parte larga da gravata por trás da parte estreita pela terceira vez;
8. Passe a parte larga da gravata pela frente da parte estreita pela quarta vez levando a parte larga da gravata para trás da parte estreita;
9. Para cima e por trás da parte da gravata que ficou no colarinho
10. Para baixo, finalizando o nó, prendendo a parte larga da gravata embaixo das três últimas camadas de gravata que você fez no laço que você acabou de fazer passando a parte larga na frente da parte estreita por três vezes;
11. Puxe para baixo na extremidade larga para apertar, distribuindo as três camadas de gravata. Deslize o nó para cima para ajustar.

Dicas e sugestões de como e quando usar o Nó Van Wijk

Sem querer desmerecer a Lisa van Wijk, com certeza milhões de pessoas usaram este nó antes de a Lisa Van Wijk nascer, sendo difícil acreditar que antes de 2008 ninguém acrescentou mais uma volta ao Nó Príncipe Albert. No entanto, com esse nó ocorre aquilo que ocorre com a maioria das coisas simples: uma pessoa que apresenta a coisa como sendo sua e não ocorre contestação, a coisa acaba sendo creditada a ela.
Esse é, com certeza, um daqueles nós de gravata que deveriam ser mais usados, uma vez que acaba apresentando uma apurada apresentação estética, um tamanho grande, mas não exagerado.
Nesse nó em especial eu sugiro utilizar uma gravata com mais espessura, para que forme como se fossem degraus mais pronunciados entre as três camadas de tecido, a menos que você queira um visual mais alongado.
Com certeza é possível a utilização desse nó no dia-a-dia, principalmente se você for um advogado, ou outro aplicador do Direito, no entanto, com certeza, esse nó seria um diferencial interessante em festas mais formais como casamentos e jantares a rigor que faria você se destacar no meio da multidão sem excentricidades, mas por causa do bom gosto.
Muito embora ele pareça uma mera variação do Nó Four-in-Hand, ou do Nó Píncipe Albert, na verdade, a partir desse nó, nós entramos em um novo patamar de elegância e sofisticação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário