terça-feira, 3 de abril de 2018

Qual tipo de tecido escolher

Existem diversos tipos de tecido para gravatas, sendo que há diversas regras de combinação, quer por causa da cor, quer por causa da textura do material que a gravata é feita.

Existem alguns tipos de tecido, desde lã, linho, jeans, até seda e outros materiais.

Vamos fazer uma análise dos materiais mais comuns para se fazer uma gravata, bem como dar dicas de como combinar materiais. As combinações de cores serão comentadas em outra postagem.

 Iniciando a análise dos tecidos pelo que, na minha opinião, é o mais elegante e tradicional, o jacquard.

Esse tecido é versátil, tendo, desde entrelaçados simples, com padrões geométricos, podendo ser trabalhos, desde tecelagens até malharia, feitos em jersey duplo.



Interessante dessa técnica é que o mecânico de tecelagem que a inventou, conseguia os padrões por meio de cartões perfurados que faziam o trabalho de levantar e abaixar as agulhas do entrelaçador que tecia os fios.

Dessa forma, jacquard é, mais que um tecido, é uma técnica de tecelagem, podendo ser feita com diferentes tipos de fios, mas o resultado é sempre o mesmo, ou seja, padrões de formas e cores que lembram um bordado, ou uma estampa, mas em vez de o desenho ser feito sobre um tecido, os próprios fios que compõem o tecido já formam o desenho.

As gravatas feitas em jacquard requerem nós mais simples, menos trabalhados para não ganharem um volume exagerado, sendo gravatas mais adequadas a serem usadas com paletós lisos, uma vez que a característica das gravatas feitas em jacquard é justamente a estampa, o padrão, o desenho.

Como a gravata é mais pesada e quente, é mais adequado, visualmente, utilizá-la no inverno, em dias mais frios porque compõe um visual mais harmonioso com casacos mais grossos e ternos usados com blusa de lá, colete e outras camadas de roupas por baixo do paletó.

As gravatas de linho, tanto para gravatas borboletas, quanto para outros tipos de gravata, são adequadas para uma composição mais informal. Parece que não combina terno e gravata com ambiente informal, mas a idéia é que o linho, assim como o algodão e outras fibras naturais, propiciam um visual mais despojado.

As gravatas desse material são adequadas para uma composição mais clara, com calças e camisas em tons pastéis, inclusive utilização de camisa de manga curta, sem paletó.

Por combinar muito com termos de tons mais claros, é adequado também a pessoas de pede mais escura, que pede ternos em tons do amarelo à cor de carmim.

Assim, fibras naturais combinam com roupas mais leves, compondo um visual casual chique, inclusive com possibilidade de composição com calçados mais claros e menos brilhosos, até com sapatênis ou scarpin masculino.

Como a idéia principal é demonstrar um visual mais despojado e claro, se você quiser barbarizar usando uma bermuda, com scarpin sem meias com camisa clara, a gravata que você vai usar, com certeza é de fibras naturais.

Ao contrário das gravatas de fibras naturais, muito embora a seda seja uma fibra natural até que se prove o contrário, a seda é para ocasiões e composições mais formais, compondo visuais mais sóbrios e solenes.

Você pode usar gravata de seda no dia-a-dia, caso queira passar um visual formal, principalmente as gravatas de jacquard de seda, que apresentam um visual sóbrio, formal, solene, trazendo todo o glamour da utilização da gravata.

Dependendo a forma como o tecido for trançado, podendo ser, desde um jacquard mais grosso até um resultado mais leve, pode ser usada com nós mais trabalhados, caso for um tecido mais leve e  menos espeço até nós mais simples e formais se for um entrelaçado mais complexo e espesso.

Por causa do brilho que a seda tem, o ideal é que o tecido seja mais escuro, com cores frias que deixam o brilho natural da fibra mais evidente.

Dado à versatilidade e às possibilidades de utilização das gravatas de seda ela compõe um visual que combina com qualquer nó.

Ao contrário das demais fibras naturais, a gravata de seda em tons claros implica uma formalidade ainda maior que as de linho e algodão, sendo adequadas para noivos quando do casamento, recebimento de prêmios e honrarias, enfim, para situações ímpares na vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário